sexta-feira, janeiro 02, 2009

Ano da França no Brasil: o que, quando, onde

2009 começa com a promessa de aproximação entre Brasil e França, por meio da série de eventos do Ano da França no Brasil, já apelidado de França.br 2009. De 21 de abril a 15 de novembro, várias cidades brasileiras receberão exposições, shows e palestras não só sobre a cultura francesa, mas também sobre tecnologia e economia do país governado por Nicolas Sarkozy.

O Ano da França no Brasil é uma retribuição ao Ano do Brasil na França, em 2005, cujos eventos somaram mais de 15 milhões de participantes. Outras consequências positivas foram o aumento do volume de negócios entre os dois países em três vezes (mais US$ 450 milhões), de turistas franceses no Brasil em 27% e de matrículas em cursos de português na França em 20%.

Segundo os organizadores, o governo francês investirá 15 milhões de euros e o brasileiro, 6 milhões de reais — mais 20 milhões de reais podem ser destinados. Apesar de ainda faltarem mais de quatro meses para a abertura do Ano da França no Brasil, o blog Traduzindo a França inicia hoje a cobertura do França.br 2009, listando os principais eventos.

Abertura
No dia 21, o Ano da França no Brasil será oficialmente aberto na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, com show pirotécnico e musical elaborado pelo Groupe F. O Groupe F é uma companhia francesa de teatro de rua que financia seus espetáculos por meio da venda de fogos de artifício e efeitos especiais. Foi ela a responsável, por exemplo, pelos fogos do Réveillon de 2000 da Torre Eiffel e os das cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas de Atenas (2004) e de Turim (2006).

Exposições
Estão programadas mostras em São Paulo dos pintores Henri Matisse, na Pinacoteca, e Marc Chagall, no Masp (podendo ir ao Rio de Janeiro); do escultor Auguste Rodin, também no Masp; do fotógrafo Henri Cartier-Bresson, no Sesc Pinheiros; e sobre a língua francesa, no Museu da Língua Portuguesa.

No Rio de Janeiro, serão expostos trabalhos do escultor Houdon, no Museu Histórico Nacional, do estilista Yves Saint-Laurent, também no Museu Histórico Nacional (podendo ir aos CCBBs de Brasília, Rio e Sâo Paulo) e da artista multimídia Sophie Calle, no Oi Futuro.

Concertos
O Amazonas Festival de Ópera 2009, em Manaus, será inteiramente dedicado à ópera francesa (abril). A Orquestra National d'Ile de France acompanhará Lenine em Recife e São Paulo. E a Orquestra dos Champs Elysées se apresentará em Brasília (abril).

Shows
O festival itinerante Station Brésil percorrerá São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e São Luiz com apresentações de artistas franceses, como Camille e Arthur H, e brasileiros, como Móveis Coloniais de Acaju e Tom Zé.

Teatro
A Caravana de Teatro de Rua passará por João Pessoa, Fortaleza, Natal, Recife, São Luiz e, possivelmente, Salvador, São Paulo, São José do Rio Preto e Curitiba mostrando cinco espetáculos de rua. A curadoria é de Jean-Marie Songy, diretor do Festival de Aurillac, o mais famoso de teatro de rua da França.

Dança
A atriz Juliette Binoche mostrará três facetas: como bailarina contemporânea, no espectáculo Inside In-I, coreografado por Akram Khan; como atriz, numa retrospectiva de filmes; e como ilustradora, com exposição de 64 desenhos. Tudo no Teatro Alfa (SP).

Literatura
A França será tema da Festa Literária Internacional de Paraty e da Feira do Livro de Porto Alegre.

*

Continue acompanhando o blog França no Brasil e o site oficial para saber das novidades na programação.

Nenhum comentário: